Home » Psicologia Analítica

Psicologia Analítica

 - Elisabete Sousa

O que é a Psicologia Analítica?

 

Existem várias abordagens terapêuticas no campo da psicologia que implicam um modelo próprio teórico e prático da psicoterapia. A psicologia analítica que também é conhecida como Psicologia Junguiana é um ramo de conhecimento e prática da psicologia fundado por Carl Gustav Jung e ampliado pelos terapeutas e pesquisadores pós junguianos que deram continuidade ao seu trabalho.

É uma abordagem psicológica que trabalha bastante com o inconsciente, focando-se na relação dinâmica das várias partes do nosso psiquismo. Para Jung, o inconsciente quer tornar-se consciente e é exatamente este o ponto fulcral da mudança. A transformação psicológica da pessoa só é possível na medida que ela possa compreender e integrar o seu inconsciente, alargando progressivamente o grau de consciência sobre si.

Jung estudou o consciente e inconsciente como um todo. Ele não se focava apenas nas experiências individuais mas também nas coletivas, dando muita importância às experiências simbólicas vividas por todas as pessoas e que formam o inconsciente coletivo. Este é um termo introduzido na Psicologia por Jung e que se refere à experiência de toda a espécie humana que nos é transmitida pela família, cultura e sociedade onde estamos inseridos.